Pense nisso


Não despreze as lutas, elas vem para te deixar mais forte!

Cristiano Russell

segunda-feira, junho 27, 2011

Qual a Diferença?

Saudações Nerd

Com os notebooks mais modernos tivemos acesso a internet sem fio. Hum, sem fio?
Isso me lembrar Wireless ou seria Wi-Fi. É essa duvida encuca muita gente ainda.
Não se assuste se você achava que wireless e wi-fi são a mesma coisa, pelo menos você não é minoria.
Vamos lá:

Wi-Fi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, que é utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padrão IEEE 802.11. Por causa do relacionamento íntimo com seu padrão de mesmo nome, o termo Wi-Fi é usado frequentemente como sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11. O nome, para muitos, sugere que se deriva de uma abreviação de Wireless Fidelity, ou Fidelidade sem fio, mas não passa de uma brincadeira com o termo Hi-Fi, designado a qualificar aparelhos de som com áudio mais confiável, que é usado desde a década de 1950.


O que é uma conexão wireless?

Se traduzirmos o nome wireless ao pé da letra descobriremos que ele significa sem fio. Portanto, conexões wireless são todas as conexões que ocorrem sem o uso de fios. Talvez você se surpreenda, mas as conexões que se estabelecem entre o seu controle remoto e sua TV, entre o seu celular e as torres das operadoras e entre o rádio da polícia e a central de operações, também são conexões wireless.
Concluímos então que todo tipo de conexão que não usa fios para se estabelecer pode ser chamada de conexão wireless, ok?

E o que são conexões wi-fi?

Conexões wi-fi são todas aquelas que obedecem ao padrão IEEE 802.11 e suas variantes (a,b,g,n). Para quem não entende muito de padrões, as conexões 802.11 são aquelas que fazem com que possamos acessar a Internet em casa, no aeroporto, no hotel… Enfim, é o tipo de conexão wireless mais conhecido por nós.

Se você usa 3G para acessar a Internet, saiba que este tipo de conexão é wireless, mas não wi-fi

O nome wi-fi foi dado pela então WECA (Wireless Ethernet Compatibility Alliance) que posteriormente passaria a se chamar Wi-fi Alliance. Essa “aliança” inicialmente era composta por empresas como 3Com, Nokia e Lucent Technologies e tinha como objetivo organizar junto ao IEEE as questões normativas e de padronização das tecnologias wireless para comunicação entre computadores. Atualmente a Wi-fi Alliance conta com mais de 300 empresas membros.


Fonte : diegodigital.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário